skip to main |
skip to sidebar
Sondagem de hipótese de escrita
- EE Luiz Martins
- Aprendizagem da Escrita: Revisitando saberes
- Pelas pesquisas de FERREIRO e TEBEROSKY (1979), sabe-se que a criança já pensa sobre a escrita antes mesmo da alfabetização, isto é, a aquisição da representação escrita se dá por uma psicogênese, um processo de assimilação e acomodação de novas aprendizagens, levantamento de hipóteses e resolução de problemas, muito antes de ingressarem na primeira série do ensino fundamental.
- Como fazer a sondagem
- Escolher 4 palavras na ordem: 1 polissílaba, 1 trissílaba, 1 dissílaba e 1 monossílaba.
- Devem ser do mesmo campo semântico.
- Como fazer a sondagem
- Criar uma frase com uma das palavras pertencentes ao rol para observar se há estabilidade na escrita.
- Material sondagem - 1
- Material sondagem - 2
- Material sondagem - 3
- Como fazer a sondagem
- Quando o educador encontrar dificuldade para realizar a leitura da escrita do aluno, é importante pedir para que ele leia apontando as letras e sinais correspondentes à fala.
- Como fazer a sondagem
- Para os alunos alfabetizados :
- Reescrita de um texto narrativo (escolher um texto bem escrito)
- SONDAGEM - 2
- ELENCAR ITENS : RECONHECE O GÊNERO, NORMAL PADRÃO...
- CONTAR HISTÓRIA E PEDIR REESCRITA
- Escrita pré-silábica
- Há uma ausência de relação entre a escrita e os aspectos sonoros da fala, isto é, não existe busca de correspondência entre as letras e os sons.
- Escrita silábica sem valor sonoro
- Tendem a estabelecer uma correspondência sistemática entre a quantidade de letras utilizadas e a quantidade de sílabas que se deseja escrever – sem o valor sonoro correspondente.
- Escrita silábica com valor sonoro
- Neste caso, as letras utilizadas pertencem realmente, em todas ocasiões, à sílaba que se tenta representar.
- Escrita silábica alfabética
- Período de transição, no qual a criança trabalha simultaneamente com duas hipóteses diferentes.
- A escrita apresenta sílabas completas e sílabas representadas por uma só letra.
- Escrita alfabética
- As escritas são construídas com base em uma correspondência entre fonemas (sons) e grafemas (letras).
- Exemplo 1 ALFABÉTICA
- Exemplo 2 SILÁBICO COM VALOR SONORO
- Exemplo 3 PRÉ-SILÁBICO
- Exemplo 4 SILÁBICO ALFABÉTICO
- Exemplo 5 SILÁBICO SEM VALOR SONORO
- Resumo de história
- Recuperação Paralela
- 3. Determinar objetivos/atividades
- 5. Avaliação (nova sondagem)
- Intervenções
- Dê a ela as informações que pedir. Ajude a fazer observações e comparações. Ajude a identificar semelhanças e diferenças. Peça-lhe que leia o que escreveu. Incentive a escrever e a ler do jeito que ela acha que é. Faça perguntas:
- – "Por que você escreveu desse jeito?" – "Você acha que tem mais alguma letra?" – "Por que você pôs esse a , aqui?" – "Por que aqui você escreveu a palavra desse jeito e aqui você escreveu de outro jeito?" – "As palavras têm um jeito só de escrever ou elas podem ser escritas de vários jeitos?" – "Se mudarmos a ordem das letras continua escrito a mesma coisa?" – "Duas palavras diferentes podem ser escritas do mesmo jeito?"
- Em grupo
- Liste ações/atividades pedagógicas para solucionar os problemas evidenciados na redação.
- Organização da sala
- Organizar a sala em duplas
- Agrupar por hipóteses de escrita
- Agrupar de acordo desenvolvimento
- Agrupamento Par menos competente Par muito mais competente RECOMENDADO NÃO RECOMENDADO NÃO RECOMENDADO Par menos competente Par mais competente Par menos competente Par menos competente
- Duplas
- pré-silábico silábico sem valor sonoro
- silábico sem valor sonoro silábico com valor sonoro
- silábico com valor sonoro silábico alfabético
- silábico alfabético alfabético
- Rotina de leitura e escrita
- Leitura para repertório (professor)
- Cabeçalho (nome do aluno, cidade...)
- Atividade de leitura do aluno
- Atividade de escrita e reescrita
- Compreensão escrita (questões)
- Leitura para repertório
- Leitura com objetivo
- Informar sobre atualidades
- Localizar endereços e telefones
- Escrita com objetivo
- Anotar recados para alguém
- Avaliação
- Processo formativo e contínuo
- Avaliação das aprendizagens
- Avaliação do ensino
- Objetivos de aprendizagem
- Planejamento da atividade
- Encaminhamento da atividade
- Avaliação das aprendizagens
- Habilidades e estratégias de leitura e escrita
- Outros itens que o professor considerar relevantes
- Portfólio
- acompanhar o desenvolvimento dos alunos
- Portfólio
- Relatório do professor(es)
- Anexo das atividades desenvolvidas
- Outros itens e observações que o professor e/ou coordenador desejar incluir .
- Fonte:maristelacouto
Gostei muito do seu blog. Bem fundamentado e de forma clara. valeu!
ResponderExcluirParabéns pelo seu Blog! Fantástico! Para falar a verdade... não há como caracterizá-lo. Perfeito, Completo! Amazing!
ResponderExcluirBem explicativo, é isso mesmo que eu procurava
ResponderExcluirEnjoyed reading the article above, really explains everything in detail, the article is very interesting and effective. Thankyou and goodluck for the upcoming articles. 스포츠토토
ResponderExcluir