segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

SIGNIFICADO DA PALAVRA CARAPICUIBA - PROJETO CARAPICUIBA

Image du Blog perolascraps.centerblog.net


ALDEIA DE CARAPICUIBA"






Carapicuiba memória viva de 418 anos, vem de "Caiapuruhi", indígena - Tupi, que significa "Pau Podre", também conhecido como "Carapicu", nome de um peixe denominado acará - comprido. Embora bastante povoado pelo elemento indígena, suas terras se restringiram a duas léguas em torno da Capela Santa Cruz. Teve sua origem em função de um aldeamento administrado pelos jesuítas que tomaram posse da terra, doada por um fazendeiro e sua esposa, em meados de 1759. Sua fundação é considerada oficial em 12 de Outubro de 1580.
Aldeia é um largo marcado pela igreja, presença principal da paisagem urbana. O espaço entre a fachada da igreja e a cruz do adro era considerado sagrado, segundo os jesuítas locais, porque ali o demônio não tinha o poder de se fazer presente.
Numa das casas ao lado da igreja está a casa da cultura onde se vê o acervo das imagens e objetos indígenas; esculturas que contam a história pelo seu estilo e arte. A igreja da Aldeia de Carapicuiba, segundo historiadores foi construída em 1736 e tinha como orago São João Batista. Atualmente o orago é Santa Catarina de Alexandria onde os devotos e a comunidade local conhecem desde crianças. Nela existe um único altar-mór dom estilo jesuítas muito simples e interessante. O sacrário é de madeira e a porta é muito simples. Os sinos, na parte superior do coro, marcam com seu canto acontecimentos importantes. Bem em frente à porta da igrejinha, se vê a cruz, colocada sobre um alto pedestal de tijolos. Essa visão lembra folclore, religião, família, intenção, missionária da aldeia. Os padres vê de outros locais para as missas na capela.
Localizada a 22,5 Km da Rodovia Raposo Tavares, 30 minutos de São Paulo, vizinha a Osasco, a Aldeia de Carapicuiba foi tombada em 1941, hoje é patrimônio nacional, tida então como único exemplo de antiga aldeia de jesuítas, servindo como memória ao resgate de um capitulo de nossa história indígena, jesuítica, bandeirista, raiz missionária da religião e do folclore nela caracterizada, marca da conquista e da perseverança de um povo. Carapicuiba é tesouro, herança de família e que guarda para nos um pouco da memória, um pouco da cultura popular num pedacinho de chão, é nossa consciência de preservação das raízes que a vida conta como história do Brasil.

ATIVIDADE DE DOBRADURA

VAMOS APROVEITAR O SIGNIFICADO DA PALAVRA CARAPICUIBA E VAMOS FAZER ATIVIDADES SOBRE O PEIXE "Carapicu", nome de um peixe denominado acará - comprido



ATIVIDADE PARA RECORTE E COLAGEM



VAMOS COLORIR

DICA: PEDIR PARA OS ALUNOS PINTAREM BEM BONITO, DEPOIS RECORTE CANUDINHOS COLORIDOS E PEÇA PARA QUE ELES COLEM IMITANDO AS ESCAMAS , FICARA LINDO.



Image du Blog perolascraps.centerblog.net

Um comentário:

  1. Boom , enfim , carapicuiba significa peixe podre ?
    Agradecida

    ResponderExcluir