segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

PROJETO CARAPICUIBA

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PESSOAL, SOU PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CARAPICUIBA, MINHA CIDADE MARAVILHOSA. TUDO QUE FAÇO, TENTO FAZER COM MUITO AMOR PARA AJUDAR NOSSOS ALUNOS QUERIDOS. A PARTIR DE HOJE ESTAREI POSTANDO TAMBÉM ALGUMAS ATIVIDADES PARA AJUDAR OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O PROJETO DE CARAPICUIBA A SER TRABALHADO NESTE ANO. ESPERO QUE EU POSSA AJUDAR DE ALGUMA FORMA.

A CIDADE

A história de CARAPICUÍBA remonta a uma antiga aldeia de índios, tendo vivido momentos importantes dentro da história do Estado de São Paulo. Foi uma das doze Aldeias fundadas pelo Pe. José de Anchieta (por volta de 1580), para preservar a educação e a moralização dos silvícolas da presença do homem branco.
Pertenceu a Santana do Parnaíba, que foi elevada a município em 1625, sendo que esta, mais tarde, passou a pertencer a Barueri.

Caminho obrigatório das bandeiras, CARAPICUÍBA foi citada na história. Localizada próxima às terras de Afonso Sardinha e das reservas indígenas, que Jerônimo Leitão em 1580 determinou que servissem de abrigo aos donos do solo: os índios. Foi por isso que Afonso Sardinha, dono de uma sesmaria de seis léguas de quadra, doada pelo Rei de Portugal, ali chegando, montou a sede de sua fazenda e resolveu manter um posto na Aldeia de CARAPICUÍBA, com o objetivo de aproveitar a mão-de-obra indígena. Assim, deu início à construção de uma capela, por volta de 1590. Porém, frustado em seus intentos, resolveu voltar para a Europa.

Em 1610, havendo já a Capela, a Aldeia sofria os primeiros impactos, em virtude de caso criado entre as autoridades e o povo indígena, este, percebendo a falsidade e os maus propósitos dos brancos, reagiram violentamente, não se sujeitando às manobras, embrenhando-se cada vez mais pelo sertão.

De 1610 a 1670, a Aldeia passou por uma fase de estagnação, servindo de ponto de encontro entre clero e autoridades, os quais procuravam traçar normas para a ocupação das terras e o aproveitamento do trabalho indígena. O marasmo continuaria por mais um século.

Em 1770 porém, o progresso começou a se fazer sentir. O homem principiava a alterar a paisagem que permanecera inalterada durante séculos. A partir de Santo Amaro, Itapecerica, Embú e Cotia, os caminhos se alargavam, casas apareciam entre árvores ou erguiam-se em meio ao capim. Já havia fazendas, carregadores para as tropas e atendendo à demanda do colono que se vinculava à terra, abriam-se armazéns.

ATIVIDADE - TRABALHANDO COM AS VOGAIS

NOME:
PROF°:

CIRCULE AS VOGAIS “A” DA PALAVRA:

C A R A P I C U I B A


VAMOS FAZER A ATIVIDADE, COLORIR E DEPOIS CONTORNAR COM COLA COLORIDA O DESENHO ABAIXO:










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2 comentários:

  1. Olá! Moro no Rio de Janeiro e estava navegando na internet em busca de atividades educativas para crianças de 5 anos,quando achei seu blog! Adorei!!! Você está de parabéns. Já imprimi vários exercícios e gostaria de saber se você tem material que trabalhe a lógica de crianças dessa idade (ou seja, não alfabetizadas). Procurei aquelas atividades que têm historinhas em quadrinho fora de ordem cronológica, para que a criança possa recortar e colar na ordem, mas não achei nada na internet. Você tem exercícios desse tipo (ou outros que trabalhem a lógica)? Bom, desde já agradeço sua atenção e mais uma vez gostaria de te parabenizar pelo seu lindo e educativo blog! Um abraço, Elina (elinacunha@gmail.com)

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  2. Olá!! Sou Pedagoga, mas atuo como professora do ensino fundamental - séries iniciais. Queria muito fazer um Blog lindo igual o seu!!! Fiz um mas... Você pode me ajudar!!?? Abraços Nísia (nisiasm@gmail.com)

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