quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012
SUGESTÕES E ATIVIDADES PARA O BERÇARIO I E II
Luva com sininhos - Adquira uma luva de malha ou lã e pregue em cada dedo pequenos sinos. Se preferir enfeite cada dedo com uma carinha que poderá ser pintada ou bordada. Se quiser aplique pedacinhos de lã para imitar cabelos. Com essa luva você pode iniciar as aulas saudando as crianças como se cada dedo tivesse um nome ou para outras brincadeiras de saudação à turma. Você pode também colar outros materiais nas bordas da luva: arroz, castanhas, etc. Outra idéia: Existem músicas infantis que expressam o movimento com as mãos, use e abuse da imaginação. Por exemplo: “Os dedinhos” (Eliana)
Locais para aventuras com bebês - São muitos os meios de se proporcionar aventuras para bebês que estão engatinhando. Exemplo: Túnel para bebês: feito com papelões grandes, diferentes bolas e almofadas, bóias, animais de plástico para soprar, “João Bobo”, balões de ar, colchas, etc. Veja que legal: Faça você mesma de papelão esta linda caixa pra turminha entrar dentro!!! As crianças nesta idade adoram entrar em caixas, esconder-se e depois aparecer...
Importante!!! Na primeira vez deixe as próprias crianças experimentarem as possibilidades de brincar com os materiais ao seu dispor. Quando elas não souberem o que fazer, mostre-as antes como podem brincar. Engatinhar dentro do túnel, brincar com os balões, construir torres com os travesseiros e almofadas, etc.No início esse material todo é naturalmente excessivo. Talvez seja melhor começar apenas com os papelões por no máximo uma hora e no próximo instante com os balões, etc.
Piscinas para bebês - Para cada grupo de crianças é bom que se tenha aproximadamente duas piscinas de borracha ou plástico. Você pode enchê-las com balões, jornais (você vai ver que logos elas irão rasgá-los entusiasmadamente). O algodão serve também para encher a piscina. Folhas de papel manteiga fazem também ruídos maravilhosos quando são amarrotados. Outra idéia: encha também com folhas secas, palha, etc.
Mascote - Confeccionar um bichinho ou boneco de estimação para a turminha (mascote), trabalha-se a socialização e a afetividade.
História com Avental - Contar histórias com um avental e ir acrescentando personagens a esta história que poderão ser feitos de E.V.A ou outros materiais...
Jogos - Jogos variados, tais como boliche (pode ser feito com garrafas pet, EVA, etc.), dominó gigante (fica maravilhoso com caixas de leite encapadas...)
BERÇÁRIO - planejamento de atividades para berçário II
Equilíbrio e Coordenação
· Brincar em rodinhas levando a criança a levantar-se, sentar-se, andar, deitar, correr etc.;
· contar histórias e pedir que as crianças participem com gestos e mímicas, dramatizando-as;
· organizar atividades onde a criança possa manipular grandes e pequenos objetos, pular obstáculos, andar para frente e para trás, empurrar objetos, encaixar etc.;
· proporcionar brincadeiras de estátua, fique onde está, corre-cotia, coelhinho na toca etc.;
· propor brincadeiras diversas com corda elástica, bambolês, garrafas plásticas, colchões, bastões, bolas etc.
Expressividade
· Realizar, na hora do banho, massagens, estimulação das palmas das mãos e dos pés, movimentos na água junto com a criança etc;
· favorecer o desenvolvimento oral e corporal por meio da música, juntamente com as atividades de higiene, trocas, alimentação etc.;
· proporcionar brincadeiras de roda, esconde/esconde e outras para permitir o desenvolvimento da oralidade, da espontaneidade e da socialização da criança;
· utilizar brincadeiras com música para estimular as crianças na manutenção de boa postura (importante que o professor tome cuidados com sua própria postura, pois a criança age por imitação do adulto);
· fazer uso de atividades no espelho, trabalhando a expressividade de cada um: as crianças farão caretas, mímicas, enfim, brincarão com a própria imagem;
· desenvolver atividades relacionadas aos jogos de imitação e mímica.
· Hora da rodinha com histórias, músicas, etc;
· Brincadeiras ao ar livre
· Brincadeiras livres e banho de sol (de acordo com as condições climáticas).
· Passeio externo ou interno.
. Brincadeiras coletivas ou opções individuais (organização de diferentes materiais para interação das crianças).
Artes Visuais
· Levar a criança a imitar formas e figuras por meio da representação;
· proporcionar exploração de marcas, gestos e texturas;
. confeccionar tintas e massas com a participação das crianças para observação das propriedades, possibilidades de registro e transformações;
· propor toques sobre diversos tipos de superfície como lixa, argila, papel liso, rugado etc.;
. favorecer a articulação das sensações corporais e das marcas gráficas;
. promover impressão de marcas em papel comprido ou no chão, para que as crianças caminhem e percebam suas marcas (claras/escuras);
· imprimir com as crianças marcas gráficas utilizando o próprio corpo;
O Fazer Musical
· Propiciar a escuta de diferentes sons produzidos por brinquedos sonoros;
· levar a criança a ouvir e aprender canções, brincar de roda, realizar brinquedos rítmicos, jogos de mãos etc.;
· estimular a produção de sons diversos (vozes de animais, ruídos, palmas, batidas de pés…);
· favorecer a exploração de materiais sonoros de corda, percussão e sopro;
· promover o contato com obras musicais diversas;
· gravar as produções e interpretações das crianças;
· realizar, durante o banho, brincadeiras com água e brinquedos sonoros alternando som e silêncio;
. promover passeios pelo ambiente escolar para explorar os sons de cada espaço;
· oferecer oportunidades de ouvir e observar os sons da natureza, em atividades externas;
· confeccionar materiais sonoros, observando o nível de habilidade das crianças do berçário;
· contar histórias enfatizando os sons existentes;
· proporcionar a participação em jogos e brincadeiras cantadas;
· promover a exploração livre dos sons graves e agudos (altura), forte ou fraco (intensidade), curtos ou longos (duração).
· As melodias, as canções e acalantos têm um espaço cativo neste período. Não se deve esquecer das parlendas como brincadeiras para desenvolvimento oral.
· Os acalantos e brincos são formas de brincar musical característico da primeira fase da vida da criança.
A criança e a linguagem
· Conversar e cantar, freqüentemente, com o bebê para intensificar a relação
afetiva e desenvolver a linguagem;
· instigar a emissão de sons e a pronúncia de pequenas palavras carregadas de significado para o bebê;
· incentivar a fala da criança nos diálogos, nas rodinhas etc.;
· dialogar, na troca de roupas e na hora do banho, deixando a criança expressar verbalmente suas idéias e conhecimento do mundo com liberdade;
. disponibilizar livros e revistas para folhear e nomear figuras, personagens, gravuras e reconhecer a linguagem escrita;
· contar histórias e levar a criança a comentar;
. proporcionar dramatizações com máscaras, fantoches, mímicas, imitar voz de personagens, animais;
· propiciar brincadeiras de teatrinho usando roupas, sapatos, bolsas e outros objetos de adulto, deixando que as crianças criem diversas situações;
· deixar que a criança se expresse livremente histórias, parlendas etc.;
· estimular a interação com outras crianças e adultos;
· deixar a criança transmitir recados simples;
· levar a criança a falar o nome das pessoas e objetos que estão por perto, pronunciando corretamente as palavras;
· trabalhar com projetos de acordo com a faixa etária;
· propiciar jogos de percepção e observação em situações cotidianas;
· proporcionar momento de conto de histórias em ambientes diversificados (debaixo de árvores, antes de dormir etc.);
· direcionar a ação pedagógica de forma a criar situações de fala e compreensão da linguagem (gravar fala, entrevistas com as crianças etc.).
Natureza e Sociedade
· Propiciar às crianças a observação da diversidade de pequenos animais presentes no ambiente (como a tartaruga Magali da nossa creche);
· ampliar o repertório histórico e cultural das crianças por meio de músicas, jogos e brincadeiras dos tempos de seus pais e avós;
· oportunizar o manuseio e a exploração de diferentes tipos de objetos;
· propiciar a exploração dos diversos órgãos sensoriais e suas funções como a visão, a audição, o tato, o olfato e o paladar para percepção do corpo e das interações que ele estabelece;
· nomear com as crianças as partes do corpo e algumas funções de forma contextualizada, por meio de situações reais e cotidianas;
· promover excursões pelos arredores da instituição para reconhecimento de animais, a fim de que as crianças percebam os sons produzidos, onde se abrigam, como se locomovem, como se alimentam etc.;
· formular questões provocadoras para que as crianças manifestem suas hipóteses e encadeiem novas questões (Ex.: chuva caindo, relâmpagos, caule das plantas, tronco quebrado ou apodrecido etc.);
· oportunizar informações em fontes variadas (livros, revistas, jornais, filmes etc.);
· desenvolver projetos que integrem diversas dimensões do mundo social e natural.
Pensamento Lógico-Matemático
· Oportunizar à criança brincadeiras como jogos de esconder ou de pega-pega onde um dos participantes deverá contar, enquanto espera os outros se posicionarem;
· propor brincadeiras e cantigas que incluam diferentes formas de contagem (Ex.: a galinha do vizinho bota ovo amarelinho, bota um, bota dois… etc.);
· propor situações que propiciem a troca de idéias sobre as representações;
· propiciar a utilização de material massa de modelar de farinha de trigo com anilina;
· construir diferentes circuitos de obstáculos com almofadas, colchonetes, pneus e panos por onde as crianças possam engatinhar ou andar;
· possibilitar a representação do espaço numa outra dimensão (construir torres, pistas para carros e cidades, em blocos de madeira ou encaixe);
· organizar PAINEL com pesos e medidas das crianças para que elas observem suas diferenças (comparar o tamanho de seus pés e depois olhar os números em seus sapatos);
· oportunizar à criança audição de músicas do folclore brasileiro, de rimas infantis, envolvendo contagem e números utilizados como forma de aproximação com a seqüência numérica oral;
· ORGANIZAR UM QUADRO DE ANIVERSARIANTES, contendo a data do aniversário e a idade de cada criança;
· providenciar, para cada berço, objetos (brinquedos, argolas, móbiles) para que o bebê possa observar, tocar, tendo um despertar prazeroso.
Estimulação
A repetição e os elogios são muito importantes para que as crianças se sintam estimuladas a avançar na construção do seu conhecimento. Para isso, o educador pode utilizar atividades de estimulação como as seguintes:
· levar a mão do nenê a acariciar o seu rosto e fazer o mesmo com sua mão no rosto do nenê;
· carregar a criança nos braços, voltada para a frente, formando uma cadeira com seus próprios braços, ou então acomodá-la de bruços, pois assim ela terá uma maior amplitude visual;
· fazer movimentos com objetos coloridos, que façam barulho, para que a criança ouça, observe e acompanhe;
· pendurar objetos coloridos e sonoros (sem exagerar na quantidade) em posições diferentes e na altura que a criança possa alcançar (no início, ela só olhará para eles; mais tarde, tentará tocá-los);
· acomodar o nenê no chão, de bruços, sobre um tapete ou cobertor, com vários objetos coloridos ou que façam barulho à sua frente; fazer um pequeno rolo com uma toalha e colocá-lo debaixo do peito do nenê, estimulando-o para que ele se mova em direção aos objetos;
· oferecer a mamadeira para o bebê, ajudando-o a segurá-la com as duas mãos, em posição reclinada. Olhar sempre nos olhos dessa criança e conversar com ela;
. procurar deixar o nenê entre 3 e 6 meses, quando acordado, em posição reclinada, apoiado em travesseiro e com suas próprias mãos colocadas à frente;
· procurar tornar a hora do banho bem agradável, segurando o bebê firme, para que se sinta seguro. Fazer brincadeiras como bater as mãos e os pés na água, colocar objetos que fiquem boiando na banheira para chamar atenção do bebê etc.;
· levar, sempre que possível, o bebê para passear; cantar para ele e mostrar-lhe coisas diferentes;
· fazer a criança rolar de um lado para o outro, sempre mostrando algum objeto colorido que possa interessá-la;
· deitar o nenê de costas; aproximar um chocalho de seus pés e fazê-lo dar chutes para movimentá-lo e produzir sons;
· colocar o bebê em frente a um espelho durante algum tempo, chamando-lhe a atenção para que se olhe;
· dar à criança um objeto pequeno, procurando fazê-la passar de uma à outra mão;
· dar dois objetos pequenos ao bebê para que segure um em cada mão; tentar fazê-lo bater um no outro. Procure imitar o som produzido;
· oferecer ao nenê objetos de vários tipos como: espuma, lixa, toalha, madeira, metal, borracha e outros. Se ele estranhar, apresentar o objeto em outra ocasião e em outro contexto. Oferecer também alimentos ou objetos variados, para que a criança possa sentir gostos e cheiros diferentes. Exemplo: açúcar, sal, limão, talco, perfume etc.;
· permitir que a criança vá, gradativamente, pegando com as próprias mãos, pedaços de frutas, pão etc.; permitir, também, que ela mexa na comida e não se importe se ela se sujar (esta atividade é importante para que mais tarde a criança aprenda a comer sozinha);
. acariciar, cantar e repetir sons ou gestos emitidos pela criança na hora da troca de fraldas ou do banho;
. fazer, a partir dos sete meses, o nenê sentar-se sozinho, em posição de ioga, apoiando as mãos na frente do corpo;
· brincar de “cuca-achou” ou “achou-sumiu” com o nenê, cobrindo o seu rosto com um pano, chamando a sua atenção e levando-o a retirar o pano. Se o nenê não entender a brincadeira, recomeçar tampando somente a metade do seu rosto. Depois, esconder o rosto do nenê e esperar que ele retire o pano. Esta brincadeira deve ser acompanhada de risos e gritos de alegria. Repetir esta brincadeira escondendo objetos de que a criança goste;
· bater palmas, levantar os braços, fazer gestos para que a criança o acompanhe já que ela gosta de imitar gestos;
· colocar o nenê de pé (depois dos oito meses) sobre suas próprias pernas, segurando-lhe as mãos; fazer com que ele impulsione seu corpinho para cima e para baixo, que se levante apoiando-se nas grades do berço, do quadrado, numa mesinha, chamando ou mostrando um brinquedo interessante;
. colocar vários objetos num barbante e ensinar a criança a puxá-los (esta atividade deve ser feita com os nenês que já engatinham ou que já andem);
. dar papel macio para que os bebês rasguem ou amassem com o cuidado para não colocar na boca.
Sugestões de Atividades da Rotina:
· chegada e recepção das crianças;
· organização da sala e dos materiais;
· atividades didático-pedagógicas;
· brincadeiras ao ar livre;
· higiene e troca de roupa;
· almoço;
· higiene bucal;
· repouso;
· atividades alternativas para as crianças que vão acordando;
· lanche;
· atividades didático-pedagógicas;
· brincadeiras ao ar livre;
· higiene e troca de roupa;
· jantar;
· higiene bucal;
· reorganização da sala;
· saída.
OBS: A construção da rotina deve ser feita pela escola levando-se em conta os seguintes aspectos:
· o cotidiano na creche está impregnado de vínculos e afetos nas atividades como comer, dormir, trocar fraldas, dar banhos etc.;
· o educador deve diversificar ao máximo o lugar das atividades, oportunizando passeios, excursões, entrevistas que proporcionem maior interação e diferentes leituras do mundo;
. as propostas devem ser desafiadoras, significativas e prazerosas, possibilitando novas descobertas;
· a diferenciação das realidades e a disponibilidade de materiais e espaços.
Marcadores:
ATIVIDADES PARA O BERÇARIO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
oi flor estou deixando meu recadinho aqui pq nao consegui achar onde postar ....deve ser o sono
ResponderExcluireu sou a cris do ceu do b 2 c
bjbjbjbjbjbjb amei seu blog.....
amei tudo isso,com certeza vou copiar algumas dicas dessas.Não deixe de sempre colocar mais ideias.bjs
ResponderExcluirLindo amei vc é muito criativa.
ResponderExcluirVOCES SÃO DEMAIS, ESTOU MONTANDO UMA ESCOLA E PEGUEI VARIAS DICAS DE VC, GOSTARIA DE SABER MAIS, PARABENS
ResponderExcluirADOREI TUDO APRENDI BASTANTE COM VCS CONTINUE POSTANDO COISAS NOVAS,PARABENS
ResponderExcluirGostei muito de suas atividades. Com certeza aproveitarei muitas delas. Não deixe de postar mais coisas lindas.
ResponderExcluirParabéééééééénnnnnnnnnnnnssssssssssss!
Adorei as atividades e as dicas para explorá-las. Voltarei mais vezes com certeza!!
ResponderExcluirParabens!!!
AMEI AS ATIVIDADES.NOBRE COLEGA, SE POSSIVEL VC ME ENVIAR ATIVIDADES PARA CRIANÇA DE DOIS ANOS E MEIO?FHMS2002@HOTMAIL....
ResponderExcluiradorei são muto lindi e criativo acho muito interesante
ResponderExcluirme envie alguns e trocaremos tenho o a mesma idade de 2 anos
aogusta_sonhos@hotmail.com
Amei estas atividades e dicas. Essa visita foi preciosa para mim. Parabéns pelo blog e muito sucesso!
ResponderExcluirFui bloqueada nesse blog. Nem sei o por que.
ResponderExcluirAdorei todas as atividades,gostaria tbm de ideias com carinhas de EVA com nome de cada bebês para marcar cabides ou armários
ResponderExcluirAMEI COLEGA SUAS ATIVIDADES SÃO NOBRES E ME AJUDOU MUITO, ESTAVA EM UM MOMENTO DE DESESPERO BJS LAURA!!!! FICAREI MUITO HONRADA SE ME ENVIAR MAIS ATIVIDADES PELO MEU EMAIL: familialimalague2009@hotmail.com
ResponderExcluirLETRAS MIUDINHAS JUDIAM DA GENTE, QUERIDA...
ResponderExcluirPOR FAOVR, USE UMA FONTE MAIOR, POIS FIQUEI INTERESSADA, MAS LOGO DESISTI DE LER O INÍCIO DESTA PÁGINA, PORQUE A FONTE ESTÁ ILEGÍVEL E NÃO QUERO TER DE FICAR MEXENDO NA CONFIGURAÇÃO DA TELA.
AGRADEÇO...
comecei este ano na area da educação infantil, estou um pouco perdida, por favor poderia me mandar sugestões de atividades para trabalhar com berçário. Obrigado .e-mail: eliane_kuki@hotmail.com
ResponderExcluirParabens adorei seu blog suas atividades sao muito significativas pretendo adequa-las ao meu planejamento diário.
ResponderExcluirAmei seu blog muito boa as atividades.....
ResponderExcluircomecei este ano na área da educação infantil, estou um pouco perdida, por favor poderia me mandar sugestões de atividades para trabalhar com berçário. obrigada e o meu e-mail é rosesilva2000@yahoo.com.br
ResponderExcluirAdorei as dicas vou tentar utilizar todas que puder com meus anjinhos do berçário
ResponderExcluirParabéns pelo seu belíssimo trabalho, fiquei encantada!!! também trabalho com crianças dessa idade e com certeza vou colocar algumas dessas dicas em pratica! bjos!!!
ResponderExcluireu estou usando a conta google do meu esposo márcio severino. eu sou nadya severino
ResponderExcluirAdorei as idéias, obrigada pela ajuda!!
ResponderExcluirAdorei as idéias, obrigada pela ajuda!!
ResponderExcluirAMEI TODAS AS POSTAGENS ,PUDE APRENDER UM POUCO MAIS COMO TRABALHAR COM AS CRIANÇAS.
ResponderExcluirParabéns pelo seu trabalho,otimas ideias vou aproveitar muito suas dicas....continue compartilhando este lindo trabalho ...bj
ResponderExcluircomecei este ano na área da educação infantil, estou um pouco perdida, por favor poderia me mandar sugestões de atividades para trabalhar com berçário. obrigada e o meu e-mail é gtabalipa@bol.com.br
ResponderExcluirOlá gostaria de receber atividades para berçário 1..obrigada e-mail: marisagiovanella00@gmail.com
ResponderExcluirAmei! Criatividade é tudo
ResponderExcluirMuito bom. Criatividade é umas das melhores coisas.
ResponderExcluirvou usar essas dicas no período integral zona norte sp, muito obrigada, ajudou de verdade, recomendo esse blog!
ResponderExcluirGostei muito das atividades mais precisava do nome de cada uma delas pfv
ResponderExcluirincriível esse post, vou indicar para a equipe da nosso berçario zona norte o pessoal vai amar
ResponderExcluir