sábado, 23 de abril de 2011

BRINQUEDOS COM SUCATAS E BRINCADEIRAS LÚDICAS

DEPOIS DE TANTOS PEDIDOS, ESTOU POSTANDO NOVAMENTE UMA ATIVIDADE MUITO BACANA E INTERESSANTISSIMA PARA SE FAZER COM NOSSOS ALUNOS. APROVEITEM A SUCATA PARA MONTAGENS MARAVILHOSAS DE BRINQUEDOS COM SUCATA E EXCELENTE AULA.

Image du Blog perolascraps.centerblog.net

Brincadeiras lúdicas


Atividades lúdicas trabalham o equilíbrio e coordenação das crianças. Saiba qual a importância de estimular seu filho a brincar dessa maneira


Por Thays Biasetti

Pode parecer apenas um momento em que a criança se distrai e se entrega à descontração. Mas as atividades lúdicas têm um papel ainda mais importante na vida dos pequenos, elas incentivam as crianças a desenvolver criatividade, aprendizado, equilíbrio e coordenação. “É por meio dessas brincadeiras que a criança desenvolve a fantasia e cria uma identidade própria”, disse Maria Lúcia Piva Lima, psicóloga clínica especialista no atendimento de crianças e adolescentes, de Jaú.

Como as brincadeiras usam a linguagem das crianças, elas prestam mais atenção aprendem de uma maneira divertida, sem perceber. O mundo da fantasia estimula os pequenos a pensar sobre o que acontece a sua volta e acaba causando um aprendizado passivo. “O brinquedo ajuda a criança a resolver questões mal resolvidas, pois ela coloca esses problemas na brincadeira, como, por exemplo, uma menina que brinca de boneca e bate no brinquedo. Também faz com que ela elabore situações cotidianas que ela precisa lidar”, explicou Maria Lúcia.

Na fase da infância, o cérebro da criança e as impressões que tem do mundo ainda estão desenvolvendo, então tudo que vivencia ela assimila. “As brincadeiras estimulam o aspecto social, os relacionamento com as pessoas, ensinam a lidar com as diferenças e aprender a negociar”, disse Juliana Amaral de Andrade, psicóloga clínica e psicanalista, de São Paulo.

Criança tem que ser criança
Para ajudar os filhos a aprender, os pais podem lançar mão de diversos artifícios. Brincadeiras, teatros, jogos, fantoches. Não há limite para a imaginação quando o assunto é o lúdico. “O brincar da criança já é lúdico, elas fantasiam sobre tudo o que estão fazendo”, disse Regina Gomes, atriz recreacionista e coordenadora infantil, de São Paulo. Por isso, não é preciso muito esforço para que a criança se envolva em uma atividade lúdica. “Essas brincadeiras como pega-pega, pular corda, boneca, carrinho, são atividades lúdicas que estimulam a coordenação motora, o equilíbrio e a concentração das crianças”, disse Maria Lúcia. Juliana completa que cada tipo de brincadeira trabalha uma área diferente do aprendizado. “As brincadeiras como pega-pega estimulam a coordenação motora e o conhecimento dos limites do corpo. Os jogos de raciocínio ajudam a desenvolver o aspecto mental, pois as crianças têm que desenvolver estratégias”, explicou.

O que acontece atualmente é que a pressão do mundo moderno faz com que os pais coloquem os filhos em muitas atividades, às vezes com a desculpa de que eles precisam brincar. As crianças realmente precisam brincar, mas sem regras impostas. “É importante os pais deixarem os filhos terem tempo de brincar sozinhos ou com outras crianças, mas sem ser na escola ou na aula de arte e futebol. A brincadeira não deve ter rotina, não deve ter regras; a criança é que deve montar suas brincadeiras”, explicou Maria Lúcia. Juliana acredita que as crianças não conseguem ser mais crianças. “Não existe mais infância. É preciso que os pais deixem as crianças brincarem, tirem-nas do videogame e estimulem as brincadeiras de imaginação”, disse.

Além disso, a quantidade exagerada de compromissos e a falta de tempo dificultam o contato dos pais com as crianças. “O pai deve esquecer um pouco a seriedade e voltar à infância para brincar com o filho. Esse contato com o pai, sem regras, é muito importante para o afeto da criança”, afirmou Regina.

Brincar = aprender
A brincadeira é tão importante para o desenvolvimento da criança que algumas escolas já possuem brinquedotecas para utilizá-las no aprendizado. O método construtivista de ensino prega que o desenvolvimento da inteligência se dá por meio da criatividade e utiliza as brincadeiras para incentivar essa fantasia. “É importante dizer, que se a criança não brincar, o aprendizado vai ser prejudicado, pois a brincadeira, principalmente na primeira e segunda infância que é com cinco e seis anos, prepara o emocional dela conseguir assimilar o que aprende”, finalizou Maria Lúcia.

ESTAS SÃO ALGUMAS IDÉIAS BACANAS PARA TRABALHAR O LÚDICO COM NOSSOS ALUNOS.

Jogos

Jogo das cores:


Materiais:


•Copinhos descartáveis (para confeccionar o urso);
•Cartolina de várias cores (para a trilha);
•Um dado de cores

Cada participante é representado por um ursinho, conforme o desenho abaixo. A cada rodada o dado é jogado, a criança na qual a casinha da frente for a
da cor sorteada coloca seu ursinho na casinha. Ganha quem chegar primeiro ao fim da trilha.


Jogo da velha:




Materiais:


•2 caixas de fósforos grandes (será a base do jogo e também servirá para guardar as peças);
•Eva(para o tabuleiro);
•Tampinhas de garrafa Pet (colocar os adesivos);
•Adesivos ou desenhos de papel fantasia.


Brinquedos Pedagógicos de sucatas:

Bastonetes Coloridos

Confeccionar com garrafas PET transparentes de meio litro e as rechear com papel crepon colorido. Primeiro una as extremidades com fita adesiva colorida, na figura abaixo foi usadas quatro garrafas, sendo duas para as pontas (uma para cada lado e sem e fundo) e duas no meio (sem o fundo e sem o gargalo. As crianças poderão:
•explorá-los livremente;
•arrastá-lo;
•classificados por cor;
•a professora poderá também armar cirquitos e pedir para as crianças passarem por ele utilizando diversas formas de locomoção: caminhando, saltando, engatinhando, etc.




Caixa pedagógica

Materiais:
•uma caixa grande de papelão;
•EVA de várias cores;

•caixinhas de vários tamanhos forradas;
•potinhos decorados com fita adesiva colorida (iogurte e outros);
•tudos de cartão.
Procedimento: Fazer cortes em duas laterais da caixa de maneira que as crianças possam entrar e sair, cubra a caixa com EVA, fazendo cortes de diferentes formas para que as crianças introduzam os elementos: cubos, bolas, potinhos, caixas. Com esse brinquedo as crianças podem explorar a caixa, introduzir objetos de acordo com o formato, esconder-se, buscar elementos e outras propostas outras propostas que surgirão deles mesmos.



Caixas menores:



BRINCADEIRAS LÚDICAS:


Acordo Lúdico

A cooperação como mediação entre a ação compartilhada e o brincar na educação física escolar.



AMARELINHA



Fonte:www.ines.gov.br/.../ati_proj_carmen_ludico.asp





jogos/sucata

Boliche com garrafas pet.

Possibilidades: Trabalhar quantidades, cores, conceitos de mais, menos, igual.





Jogo da memoria com caixas de sabão em pó.

Objetivo: Associar numero e quantidade.




Cineminha
Confeccionado com: caixa de sanduicheira, rolos de papel aluminio, tampinhas de refrigerante e 2 embalagens de tintol, que usei para fazer os suportes dos rolos.

Utilizo para: introduzir um assunto e contar histórias. Essa imagem, por exemplo, faz parte de uma história com as vogais.




CAI CAI - FEITO COM CANUDO E TAMPINHA DE GARRAFA



ACERTE AS ARGOLAS



BILBOQUÊ



Image du Blog perolascraps.centerblog.net

60 comentários:

  1. seu blog é muito bom. Gostei do conteúdo e da forma como vc aborda o tema, bem como o material postado.Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estes planos de aula também servem para ser aplicado no quarto ano


      Excluir
  2. Adorei as ideias.
    Parabens

    ResponderExcluir
  3. amei as ideias .me ajudaram muito

    ResponderExcluir
  4. Que idéias maravilhosas para se trabalhar com sucata...Eu agradeço imensamente por ter encontrado e seu blog, é simplesmente fantástico....

    ResponderExcluir
  5. O jogo de urso, como se faz o urso. Pode me dar passo a passo, por favor.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Olá... Obrigada por dividir seu conhecimento!
    Muito importante iniciativas como esta.
    Sou mãe de duas meninas com 1 e meio e 4 anos e meio e tenho dificuldade em encontrar ideias de atividades para desenvolver com elas em casa, como forma de ensiná-las e nos divertirmos juntas.
    Gostaria de lhe dar uma sugestão, tenho internet banda larga, porém senti muita dificuldade para navegar no seu blog, talvez esteja com imagens muito pesadas, foi uma pena não pode explorá-lo mais.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. parabéns pelo trabalho,cntinue abnçoando nossas vidas.

    ResponderExcluir
  8. muito lindo seu dom,cntinue abnçando os adulto e dando alegria para nossa criança.

    ResponderExcluir
  9. Oi adorei era tudo que eu estava precisando obrigado por vc existir e continue assim gostaria muito de te conhecer melhor bjssss....

    ResponderExcluir
  10. oi sou mae de tres crianças, sendo duas delas de 3 e 2 anos e estou sempre tentando fazer coisas diferentes, mas educativas pra despertar e estimular meus pequenos, entao amei seu blog porque peguei muitas dicas de brincadeiras ludicas. Meus parabens e obrigada
    Fer Dutra-Canoas-RS

    ResponderExcluir
  11. esas brincadeiras são maravilhosas e serão postas em pratica no trabalho de faculdade da minha equipe .

    ResponderExcluir
  12. muito legallllllll
    parabénssssss

    ResponderExcluir
  13. professora alexandra disse... vc está de parabéns,adorei tudo,mas preciso muito de ideias de jogos de alvo..

    ResponderExcluir
  14. E na verdade todas as escolas devem se adaptar a usar jogos feitos com materiais reciclavis pois sai mais enconta e claramente vamos ajudar o mei anbiente

    ResponderExcluir
  15. olá,adorei seu blog.gostaria de saber como faz o jogo do cai cai e quais são as regras do jogo.se puder mandar por e-mail eu agradeço muito. julinha-arcanjo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Bom dia!
    Seu blog, promove interação entre o que é ensinar e como ensinar de uma maneira lúdica.
    Parabéns.
    Miriam

    ResponderExcluir
  17. È muito bom poder contar com a colaboração de pessoas assim que compartilham o saber. Muito obrigada. atuo na ed. Infantil estava precisando de material com sucatas para trabalhar o meio ambiente.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  18. Obrigado pelas idéias! Maravilhosas!
    Prof: Renata-Paraná

    ResponderExcluir
  19. Minha querida o seu blog é nota (10).Parabéns e continue nos ajudando.OBRIGADO, MIL VEZES OBRIGADO. EU Lucicleide

    ResponderExcluir
  20. Parabéns pelo trabalho! Deus te abençoe a cada dia para você continuar compartilhando este nobre dom que tem em suas mãos, coração e mente. Sou professora e achei suas ideias lindas....Vou levá-las para fazer com meus alunos. Obrigada, amiga!

    ResponderExcluir
  21. vc é uma pessoa especial pois sabe compartilhar o dom q Deus lhe confiou,parabens pelo seu trabalho e pelaa pessoa q és!certamenteas aulas serão muito mais prazerosas com suas idéias.Obg e q Deus te abençoe continuamente!!!

    ResponderExcluir
  22. Bom Dia!
    Nossa voces sao otimos!!!!!!!
    Como pedagoga e professora de ingles
    eu viajei no seu blog e imaginei muitas
    atividades educativas
    mil bjs
    maria de fatima
    fatiroma@bol.com.br

    ResponderExcluir
  23. amei seu bloog é maravilhoso

    ResponderExcluir
  24. Olá, adorei as suas sugestões, gostaria de saber mais.Se puder me auxiliar agradeço. trabalho com crianças de 3 anos na parte ludica, gostaria que me desse ideia de brincadeiras... obrigada

    ResponderExcluir
  25. Agradeço pelas suas ideias; que Deus sempre te ilumine para que sempre possa estar ajudando a quem precise!

    ResponderExcluir
  26. agradeço por todas as ideias que deus os abeçoi

    ResponderExcluir
  27. Otimas ideias, amei todas, vou aproveitar muito pro meu estagio. Obrigada!

    ResponderExcluir
  28. gostei me ajudo em minha vida acdemica obrigada

    ResponderExcluir
  29. Ola professora adorei esses brinquedos feitos de sucatas.na mha escola estamos trabalhando o pojeto brinquedos e brincadeiras esses brinquedos foi uma ideia maravilhosa.bjos

    ResponderExcluir
  30. Adore seus brinquedos feitos de sucata, parabens, pois seu blog me encantou.

    ResponderExcluir
  31. adorei mas queria que tivesse carrinh de bonecas

    ResponderExcluir
  32. Fiquei encantada com o seu blogue, é shou, está de parabens!

    ResponderExcluir
  33. Gostaria de poder organizar melhor o recreio da escola onde trabalho e como são crianças carentes e a escola também não tem materias didáticos disponíveis, pensei exatamente em fazer algum trabalho com materiais reciclaveis, encontrei seu blog e adorei, são atividades muito diversificadas, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  34. Parabéns, por essa ideia maravilhosa.Eu vou fazer para minha turma.Beijos!!!

    ResponderExcluir
  35. Amei suas sugestões.Estava precisando renovar minhas aulas.Valeu, beijos!

    ResponderExcluir
  36. muito massa eu gostei muito por ser animadora de festa eu gostei

    ResponderExcluir
  37. Amei seu blog que Deus permita que existam mais pessoas como você!!!

    ResponderExcluir
  38. Puxa! Que idéias maravilhosas!Esses brinquedos e materiais didáticos feitos aproveitando materiais descartados são bem melhores que os feitos comumente, pois podem ser utilizados por muito tempo e em várias atividades. Parabéns!
    Seu Blog está maravilhoso!

    ResponderExcluir
  39. Parabéns pela criatividade!!!

    ResponderExcluir
  40. muito bom ajudou muito eu e a minha filha de 5 anos ela tinha que fazer um brinquedo de sucata e nos estavamos sem ideias muito obrigada

    ResponderExcluir
  41. Adorei o seu blog eu usarei as dicas nas turmas que tenho do jardim 2 e jardim 1 nas creches em que trabalho. Uma é totalmente construtivista. Obrigada pela ajuda, será que vc pode postar atividades para trabalhar no projeto meu corpo com as cç com 3 e 4 anos. Bj

    ResponderExcluir
  42. olA AMEI ESTE BLOG, TEM IDEIAS MUITO CRIATIVAS E LEGAIS PARA TRABALHAR COM AS CRIANÇAS, DEUS ABENÇOE.

    ResponderExcluir
  43. Seu blog é shou de bola,jesus te abençoe mais e mais,por ajudar pessoas com seu blog.Bjusss.

    ResponderExcluir
  44. Sou educador infantil a aproximadamente 06 anos e estou sempre trocando e buscando novas experiencias. Amei seu blog. Acredito que na infancia o dividir possa parecer perder para criança que vive uma fase um pouco egocêntrica, mas a medida que cresce descobre que é na divisão que se multiplica os saberes e os prazeres. Obrigado. Professor Romano César - CMEI de Carmo do Cajuru - MG

    ResponderExcluir
  45. Muito legal,parabéns pelas ideias ,que muito ajudam nosso trabalho..Abraços

    ResponderExcluir
  46. rita_angelica@hotmail.com7 de julho de 2013 às 12:32

    muito legal,gostei muito vou pegar algumas dessas ideis para trabalhar com os meus pequenos de creche beijos e parabéns

    ResponderExcluir
  47. adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!
    parabéns!!

    ResponderExcluir
  48. Amei, parabéns você é muito criativa. As crianças precisam de pessoas assim como você.

    ResponderExcluir
  49. uaaaal muita criatividade...parabéns! adoooorei tudo muito liiindo...

    ResponderExcluir
  50. Amei as criatividades,me ajudou muito para a minha intervenção na educação infantil.Parabéns

    ResponderExcluir
  51. Lindo!!! Amei.
    Sou apaixonada por atividades lúdicas
    Parabéns pelo trabalho

    ResponderExcluir
  52. Muito boas essas dicas de jogos para fazer com aa crianças adorei tudo....

    ResponderExcluir