quarta-feira, 27 de outubro de 2010

LEITURA PARA REFLEXÃO - LIVRO PROFESSORA SIM, TIA NÃO


PESSOAL SEGUE ABAIXO UMA IDEIA MARAVILHOSA COM RESUMO PARA REFLETIR SOBRE O LIVRO PROFESSORA SIM, TIA NÃO DO NOSSO MESTRE PAULO FREIRE. EU LI E ADOREI.VALE A PENA CONFERIR.


O autor, Paulo Freire, abre a questão analisando que do ponto de vista educacional, ensinar é uma tarefa que envolve trabalho e especificidade no seu cumprimento. Ao passo que ser tia é viver uma relação de parentesco, portanto, nunca poderia ser uma profissão. O fato de ensinar implica educar e vice-versa. Para que a educação se faça, é necessária a “paixão do conhecer”, que nos envolve, como diz o autor, numa busca prazerosa, mas não obstante, nada fácil.
Paulo Freire, com essas afirmações, não teve a intenção de desvalorizar a tia, mas intencionalmente valorizar a professora, demonstrando o que lhe é fundamental: sua responsabilidade profissional, que faz parte da exigência política de sua formação de educadora. Refletindo a respeito, compreende-se que o termo “tias” carrega uma ideologia de “boas moças”, que não brigam, não resistem, não se rebelam, não fazem greve.
Freire chama a atenção para o fato de que as “professoras” são também “aprendizes”, porque, enquanto se ensina, também se aprende, e que elas devem se definir sempre como professoras, deixando o cômodo papel de tia, passando a assumirem-se como verdadeiras profissionais da educação.
É verdade que existem muitas professoras que são denominadas como tias e desenvolvem excelentes trabalhos, assim como existem aquelas que são consideradas professoras e, no entanto, não fazem jus ao título.
Em todo caso, seja qual for o sistema educacional vigente, reacionário ou democrático, é ideal que a profissional do ensino seja sempre professora, assumindo seu papel profissional e se posicionando política e eticamente na sua função de ensinar, lembrando de ensinar, também, sobre cidadania a seus alunos e a suas famílias.
O autor finaliza sua reflexão acerca da avaliação da prática da professora, não como forma de punir mas sim, como meio de aprimorar a sua prática pedagógica, uma vez que todo profissional deve ter sua prática avaliada constantemente. Essa avaliação é necessária ao próprio trabalhador para o bom andamento de sua carreira profissional.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

VAMOS TREINAR OS NUMERAIS



























sábado, 23 de outubro de 2010

MODELOS DE CALENDÁRIO ESCOLAR



























QUERIDOS PROFESSORES, SEGUEM ABAIXO MODELINHOS DE CALENDÁRIO ILUSTRADO PARA TRABALHAR COM SEUS ALUNOS. BOA AULA.